Aqui no Buffet Santa Pizza, uma de nossas especialidades é o buffet de crepes (além, claro, dos deliciosos buffet de pizzas e massas). Que o crepe é uma delícia, todo mundo já sabe. Mas, você imagina de onde essa iguaria veio? Qual sua história e porque faz tanto sucesso? Bom, é isso que vamos contar hoje!
Origem do crepe
Reza a lenda que há muitos anos, na França, uma mulher acidentalmente derramou um pouco de mingau feito com farinha integral e não refinado no fogão e percebeu que ele cozinhava rapidamente, além de ser super fácil de virar e era super gostoso! Sim, possivelmente o crepe nasceu de um “acidente”!
De fato, a palavra crepe vem do francês “crêpe”, palavra derivada do latim “crispus” , que significa crespo.
Massa do crepe
A massa do crepe é feita de forma que possa formar uma camada bem fina no fundo da frigideira. Depois, basta acrescentar algum recheio, doce ou salgado. Confira algumas de nossas opções aqui!
Curiosidades sobre o crepe
- Na cultura francesa, existe a expressão “retourner quelqu’un comme une crêpe”, que significa “virar alguém como uma crepe”. Basicamente, quer dizer mudar a mentalidade de alguém ou fazê-la mudar de opinião facilmente;
- Uma outra expressão francesa utilizada mais antigamente dizia “si point ne veut de blé charbonneaux, mange des crêpes à la Chandeleur”, para significar que se não se comer a crêpe no dia da Chandeleur, a colheita do ano seguinte seria devastada. Esta associação desta comida com a prosperidade viria do simbolismo da sua forma redonda e da cor dourada, lembrando o sol, fonte de sol que vêm regenerar a natureza e garantir boas colheitas. Lindo né?
- Assim como existem bodas de prata e de ouro, existe também a “bodas de crepe”, quando se comemora 39 anos de casados!
- No Japão, existe um modo bem único de prepará-lo e comê-lo: o crepe é enrolado em forma de cone e doce, recheado com frutas, chocolate, Nuttela…hummmm…
Trackbacks/Pingbacks